TRATAMENTO

Quais os tratamentos para o cancro da próstata?

A abordagem ao cancro da próstata é variável, dependendo do estadio da doença, podendo passar apenas por vigilância ativa ou intervenção cirúrgica ou farmacológica. Relativamente a intervenção cirúrgica poderá ser por via aberta, via laparoscópica ou via robótica.

Outras abordagens poderão passar por radioterapia, crioterapia ou terapêutica sistémica (hormonal, quimioterapia, imunoterapia, terapêuticas-alvo).

É necessário ter acompanhamento médico após o tratamento para o cancro da próstata?

Sim. Mesmo após o tratamento, o acompanhamento junto do médico assistente é fundamental para detetar possíveis alterações na evolução da doença, e assim, atuar o mais rapidamente possível.

Este acompanhamento passa por realização, de forma rotineira e definido pelo médico assistente, exames complementares como é o caso de medição dos níveis de PSA (Antigénio Especifico da Próstata).

Os desafios com cancro próstata

Os desafios com cancro próstata

Receber o diagnóstico de cancro da próstata é um momento menos fácil que afeta toda a  esfera familiar. Lidar com uma doença tão desestruturante que, em alguns casos, acarreta momentos de sofrimento físico e emocional para o diagnosticado acaba também por afetar toda...

read more