TRATAMENTO

Os desafios com cancro próstata

Receber o diagnóstico de cancro da próstata é um momento menos fácil que afeta toda a  esfera familiar. Lidar com uma doença tão desestruturante que, em alguns casos, acarreta momentos de sofrimento físico e emocional para o diagnosticado acaba também por afetar toda a família, parceiros e amigos próximos, que se sentem igualmente impactados pelo sofrimento de quem está a lidar com a doença.

Neste primeiro momento, aquando do diagnóstico, a palavra-chave é empatia. A solidariedade, ouvir as dúvidas, medos e angústias de quem está a passar por isso, incentivar a partilhar o estado de espírito e assegurar que se estará presente ao longo do processo para prestar o apoio necessário é fundamental. Nesta altura, manter uma atitude positiva, mas realista, dá confiança e ajuda a enfrentar a incerteza do futuro.

Ser cuidador informal de um doente oncológico acarreta desafios que trazem a necessidade de um equilíbrio emocional nem sempre fácil de alcançar. Entre ajudar o doente, mas, ao mesmo tempo, promover a sua autonomia, entre o cuidar de quem está a lidar com o cancro da próstata e, simultaneamente, garantir que se está saudável e com força anímica para assegurar esse apoio necessário são equilíbrios que podem ser difíceis de gerir.

No que diz respeito à autonomia, é importante que o cuidador o incentive, na medida do que for possível e respeitando o estado de saúde, a desempenhar por si próprio as atividades diárias – higiene, alimentação, hobbies – e certificar-se de que não se descuida no estilo de vida saudável: realizar as atividades físicas recomendadas pelo médico, optar por uma alimentação equilibrada, manter uma higiene de sono reparadora e ajudá-lo a manter-se longe dos hábitos tabágicos e de consumo excessivo de álcool.

Na vertente médica, a colaboração para melhor organizar a rotina de consultas e acompanhamento é de extrema importância, assim como a ida aos tratamentos e aos exames complementares de diagnóstico necessários para avaliar a progressão da doença. O tratamento do cancro da próstata pode ser complexo, como é comum de uma doença oncológica, e pode ser muito importante ajudar a manter organizada a administração de medicamentos e estabelecer uma relação estreita com a equipa multidisciplinar que acompanha o doente para a ela recorrer sempre que necessário. É igualmente importante estar atento a sintomas e sinais que possam indicar que algo não está bem para agir o mais rapidamente possível.

Nem sempre a recuperação é possível e, nessas alturas, é necessário aceitar a realidade e encontrar formas saudáveis de lidar com ela. Procurar ajuda de um profissional, pedir apoio psicológico pode ser importante para que doente e cuidador encontrem ferramentas práticas para lidar com as más notícias

Referências:

https://www.cuidador.pt/blogue/272-como-cuidar-de-alguem-com-cancro

https://www.medis.pt/mais-medis/cancro/manual-do-cuidador-do-doente-com-cancro/

https://www.medis.pt/media/3698/medis-manual-do-cuidador-doente-cancro.pdf